Nossa Terra 0


O município foi criado em 1885. A data magna do município é 28 de maio. Antes de tornar-se município era conhecida como Estrada da Boiada, pois por ali passava o gado a ser vendido pelos boiadeiros. Mais tarde tornou-se o Arraial do Bom Jesus e, posteriormente, Vila Nova da Rainha, em 1° de outubro de 1799. Conta que Dª Maria I, mãe de Dom João VI, havia frequentado a região e por isso o nome de Vila Nova da Rainha.

Sua população estimada em 2007 era de 72.511 habitantes (fonte IBGE Censo 2007). Atualmente está com cerca de 74 mil habitantes e uma área de 817 km².

A cidade está localizada no sopé sul da Serra do Gado Bravo, extensão da Chapada Diamantina, na Cordilheira do Espinhaço. Sua altitude, na região central da urbe é de 453 metros acima do nível do mar, segundo a historiadora Olga Menezes, mas possui locais na extensão do município com altitude superior a 600 metros.

Por ter localização privilegiada, é sempre verde em todos os meses do ano, sempre abastecida de frutas e verduras da região denominada “Grota”, nos vales da cordilheira.

Nos seus domínios encontram-se várias nascentes de rios, todos pertencentes à bacia do Rio Itapicuru. Existem vários açudes no município, como o Açude do Sohen, Açude do Quiçé, Açude da Boa Vista, que ajudam a minorar a falta d’água nos tempos de sêca. Esses acudes represam riachos também pertencentes à bacia do rio Itapicuru.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>